Jornal do Brasil

Terça-feira, 23 de Dezembro de 2014

Anna Ramalho

Temporada de Laercio Redondo na Gávea 

A mostra Fachada, de Laercio Redondo, inaugura dia 16 de maio na Galeria Silvia Cintra + Box 4. Na exposição, o artista toma como ponto de partida um marco da arquitetura moderna Brasileira: o Palácio Gustavo Capanema, onde funcionou o Ministério da Educação e Cultura no Rio de Janeiro.

Construído entre 1936 e 1945, ele foi projetado por uma equipe de arquitetos, entre os quais Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Eduardo Reidy, Carlos Leão, Ernani Vasconcellos e Jorge Machado Moreira com a consultoria do arquiteto franco-suíço Le Corbusier. 

A mostra apresenta quatro trabalhos principais: uma frase fundida em bronze, um filme, um conjunto de serigrafias em painéis de plywood e a imagem ampliada de um cartão postal dos anos 50. O filme da fachada do edifício é a chave para a leitura da instalação.

Ao lado do arquiteto Birger Lipinski, Redondo criou dispositivos para parede que lembram o conjunto de janelas da fachada do edifício, onde são expostas as serigrafias que retratam uma seleção de fotografias atuais do edifício tiradas pelo próprio artista. 

A Galeria Silvia Cintra + box 4  fica na Gávea e a mostra fica no loca até 21 de junho.

Tags: agenda, artes, cultura, evento, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.