Jornal do Brasil

Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

Anna Ramalho

IMS-RJ expõe desenhos de Richard Serra

O Instituto Moreira Salles apresentará de 30 de maio a 28 de setembro a exposição “Richard Serra: desenhos na casa da Gávea”, composta por 96 obras selecionadas pelo próprio artista. A mostra foi especialmente concebida para o centro cultural do IMS no Rio, a antiga residência do embaixador Walther Moreira Salles, patrono e criador da instituição. Para instalar seus desenhos no local, o artista solicitou a remoção de algumas paredes falsas, construídas sobre as paredes de vidro do projeto original para que o espaço abrigasse exposições.

Os desenhos foram escolhidos a partir da escala da casa, “um espaço doméstico”, segundo Serra. Os trabalhos estarão em diálogo direto com o projeto modernista criado pelo arquiteto Olavo Redig Campos, em 1948. A construção é caracterizada pela transparência, que permite a interação dos interiores com os jardins de autoria de Roberto Burle Marx. 

A exposição será acompanhada pelo lançamento do livro Escritos e entrevistas, 1967-2013, de Richard Serra, editado pelo Instituto Moreira Salles. O conjunto de textos, em sua maioria inéditos em português, dá ao leitor um panorama das preocupações do artista e do desenvolvimento do seu trabalho nos últimos 40 anos. 

No dia 17 de julho, o IMS promoverá o lançamento do catálogo da mostra Richard Serra: desenhos na casa da Gávea, com fotos de Cristiano Mascaro documentando o período de montagem e a exposição no IMS do Rio de Janeiro.

Tags: agenda, artes, cultura, mostra, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.