Jornal do Brasil

Terça-feira, 22 de Julho de 2014

Anna Ramalho

Vladimir Lagrange inaugura mostra no Rio

Considerado um dos maiores fotógrafos vivos da antiga União Soviética, Vladimir Lagrange vai abrir a exposição "Assim vivíamos", na Caixa Cultural do Rio Marcando a abertura, Lagrange participará de uma mesa-redonda e do lançamento do catálogo, no primeiro dia de visitação, 18 de março, às 15h.

A exposição será aberta para convidados no dia 17 de março (segunda-feira), às 19h, com a presença do fotógrafo. A curadoria é de Luiz Gustavo Carvalho, também diretor artístico da mostra. É a primeira individual deste grande artista, na América Latina. Lagrange iniciou seu trabalho como fotojornalista, em 1959, aos 20 anos, na agência de notícias TASS. São cerca de 65 imagens em preto e branco, que retratam a humanidade dos seus conterrâneos. 

O fotógrafo conseguiu imprimir, em suas obras, um testemunho objetivo e sensível de aspectos do cotidiano urbano e rural da antiga União Soviética. Em 1962, suas fotografias foram escolhidas para integrar a exposição "Nossa juventude", um dos mais importantes acontecimentos de fotografia que ocorreu, em Moscou, naquele ano. Em uma de suas obras, Lagrange retratou a Praça Vermelha, que até então representava uma potência bélica opressora do regime soviético, enquadrando jovens numa comemoração escolar com o símbolo da paz, ao invés dos cenários típicos, o que representou uma quebra de dogmas na época.

Tags: agenda, artes, cultura, evento, exposição

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.