Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014

Anna Ramalho

MS apresenta documentário inédito sobre Carolina de Jesus 

No próximo dia 14 de março o Instituto Moreira Salles do Rio comemora o centenário de nascimento da escritora Carolina de Jesus (1914-1977). Conhecida por "Quarto de despejo", lançado em 1960, o livro aborda sua vida na favela do Canindé, em São Paulo. Sucesso imediato, foi traduzido para 15 idiomas e vendeu na época dez mil exemplares em apenas um mês, indício dos oitenta mil vendidos ao longo de sua carreira. 

O evento apresentará nesse dia o documentário "Favela: a vida na pobreza" (Favela – Das Leben in Armut), dirigido pela alemã Christa Gottmann-Elter, em 1971, e até hoje inédito no Brasil. Baseado no livro de estreia de Carolina, é protagonizado pela própria escritora e mostra o cotidiano na favela do Canindé, onde morou durante três décadas, até sair para viver o sucesso do livro. 

Após a exibição do filme haverá uma mesa de debate com a presença do jornalista Audálio Dantas, descobridor de Carolina de Jesus e compilador de "Quarto de despejo", e da professora e crítica literária Marisa Lajolo, que já se deteve sobre a poesia da homenageada. 

Tags: agenda, artes, cultura, evento, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.