Jornal do Brasil

Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014

Anna Ramalho

80 anos de Mabel Vellloso agitam Salvador

De Salvador, meu amor, Bahia, especialmente para a coluna, escreve nossa correspondente at large Deolinda Vilhena

Morar na Bahia há menos de cinco anos e ser convidada para a Missa de Ação de Graças e para a festa dos 80 anos de Mabel Velloso faz com que eu me sinta quase baiana... não é para qualquer um. A família Velloso é nobreza pura na Bahia e com tantos amigos e pessoas muito mais íntimas a convidar ter meu nome lembrado por Mabel e Ju Velloso foi para mim um presente.

Fui para a Missa às 9h30 na Igreja de Santo Antônio, na Ladeira da Barra, verdadeiro tesouro das terras do Senhor do Bonfim, rezada por Frei Jorge e com cânticos escritos/compostos por Mabel e last but not least um ofertório composto por Caetano Veloso. Igreja lotada, contrariando as expectativas do pároco da igreja que disse que missa na Bahia pela manhã não dá muita gente. Ele não deveria conhecer a força de Mabel Velloso, escritora, poeta mas acima de tudo professora e educadora que através das palavras salvou muita gente do iletrismo aqui na Bahia.

Depois da missa uma esticada para uma chocolatada/café da manhã no Chame-Chame...na escola de línguas onde Lala, sua filha do meio e mãe de seus dois netos, Jorginho e Anna Luiza, dá aulas... tudo preparado com um carinho e uma delicadeza como jamais havia visto nessa Bahia. Guardanapos de papel com pérolas bordadas, bem-casados lindos e deliciosos, lindas lembranças para os amigos, mesa farta como convém a filha dileta de D. Canô... e tive que sair de lá correndo para mandar esse texto para você, ir até a Escola de Teatro pois hoje é o último dia do ano letivo de 2013, sim 2013 na UFBA ainda não acabou... e voltar depois porque a festa vai continuar... a charanga vai começar a tocar no final da tarde e espero ter charanga tocando a noite inteira para festejar Mabel comme il faut...

Tags: aniversário, Bahia, caetano, família, festa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.