Jornal do Brasil

Sexta-feira, 21 de Novembro de 2014

Anna Ramalho

Mostra sobre obra de Luigi Ghirri chega ao Rio

O Instituto Moreira Salles do Rio abre no dia 5 de fevereiro, após temporada em São Paulo, a primeira grande retrospectiva do fotógrafo italiano Luigi Ghirri no Brasil. Dono de uma vasta produção e de um talento incomum para explorar a linguagem fotográfica, Ghirri foi uma figura fundamental da cena artística italiana, mas apenas depois de sua morte começou a ser redescoberto e consagrado no mundo todo.

Essa nova fase da exposição ganha quase 100 novas obras e documentos do artista e sua passagem por São Paulo a colocou entre as as principais exposições do ano, no Brasil. A mostra "Luigi Ghirri. Pensar por imagens. Ícones, Paisagens, Arquitetura" é uma das maiores  já realizadas sobre o fotógrafo e foi organizada segundo três caminhos centrais ao seu universo: a investigação dos ícones visuais que povoam o mundo contemporâneo; uma releitura da paisagem italiana, baseada num profundo conhecimento da história da arte; e uma indagação sobre os modos de viver, habitar e perceber o espaço.

Serão expostas quase 300 fotografias, a maior parte delas cópias de época, além de provas de impressão, livros de artista e outros objetos que ajudarão entender a carreira fascinante do fotógrafo que foi também editor, curador e um grande pensador da fotografia.

Foto de Luigi Ghirri  
Foto de Luigi Ghirri  

Tags: artes, cultura, exposição, foto, fotografia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.