Jornal do Brasil

Terça-feira, 25 de Novembro de 2014

Anna Ramalho

Livro conta história das agremiações mais antigas

No dia 04 de fevereiro, terça-feira, a partir de 19 horas, o Bar Ernesto, na Lapa, sedia o lançamento do livro "As Titias da Folia – O brilho maduro de escolas de samba de alta idade" (Editora NovaTerra). A obra conta em 40 textos as histórias de quatro vitoriosas  gremiações do carnaval do Rio: Estácio de Sá, Unidos da Tijuca, Unidos de Vila Isabel (atual campeã) e Unidos de Viradouro.

Os autores - o jornalista Fábio Fabato, os historiadores Luiz Antonio Simas e Vinícius Natal, e os pesquisadores Julio Cesar Farias e Marcelo Camões -  irão autografar os primeiros exemplares da obra na noite, que conta com a presença de figuras marcantes das quatro bandeiras homenageadas e muito samba.

Mas por que “titias”? Simples: as quatro agremiações só atingiram o protagonismo na folia carioca depois de já ostentarem, digamos, algumas ruguinhas e muitos quilômetros rodados por diferentes passarelas. Ao todo, são oito campeonatos.

O livro é a continuação de uma série que se iniciou com "As Três Irmãs: como um trio de penetras arrombou a festa”, a carnavalização da ascensão de Beija-Flor de Nilópolis, Imperatriz Leopoldinense e Mocidade Independente de Padre Miguel no cenário das grandes escolas. 

Os autores do livro "As Titias da Folia – O brilho maduro de escolas de samba de alta idade" 
Os autores do livro "As Titias da Folia – O brilho maduro de escolas de samba de alta idade" 

Tags: artes, Carnaval, cultura, Rio, samba

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.