Jornal do Brasil

Sexta-feira, 18 de Abril de 2014

Anna Ramalho

Escola deixa de homenagear militar

Por iniciativa da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (CEV-RJ), a Escola Municipal de 1º Grau em Nova Iguaçu deixará de homenagear um membro da época da ditadura militar, “Presidente Costa e Silva", e passará a ser denominada oficialmente, a partir de amanhã (13), de “Senador Abdias Nascimento”.

A informação é do presidente da CEV-RJ e da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Wadih Damous. Segundo ele, a mudança visa homenagear um dos maiores defensores da defesa da cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil e, de forma indireta, o líder Nelson Mandela, falecido na semana passada.

Abdias Nascimento, nascido em França (SP) em março de 1914 e falecido no Rio de Janeiro em 24 de maio de 2011, foi nome de grande importância para a reflexão e atividade sobre a questão do negro na sociedade brasileira. Foi poeta e até ativista do Movimento Negro. Após a volta do exílio, entrou para a vida política, além de colaborar fortemente para a criação do Movimento Negro Unificado.

Abdias Nascimento
Abdias Nascimento

Tags: abdias nascimento, costa e silva, ditadura, Negro, política

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.