MAM: sua vida, seu patrimônio. Mostra inaugura amanhã
Neste sábado, dia 6 de abril, o MAM Rio inaugura duas exposições: “Super 8”, com vídeos de 40 artistas contemporâneos de todo o mundo, e “MAM: sua história, seu patrimônio”, que contará a história do Museu e será permanente e gratuita.
“Super 8” é uma exposição de vídeos com curadoria de oito artistas, de oito cidades diferentes. Cada um deles convidou mais quatro artistas para durante uma semana apresentarem seus trabalhos conjuntamente. Ao todo serão oito semanas, sendo que cada semana apresenta um bloco de artista de uma cidade. Os artistas curadores de cada cidade são: Julião Sarmento (Lisboa), Richard T. Walker (São Francisco), Takehito Koganezawa (Tokyo), Tunga (Rio de Janeiro), Wood and Harrison (Londres), Marco Brambilla (Los Angeles), Reynold Reynolds (Berlim) e Walker & Walker (Dublin). A mostra, que agora chega ao MAM Rio, foi apresentada na “The Christopher Grimes Gallery”, EUA, de 8 de julho a 3 de setembro de 2011. De 26 de janeiro a 8 de julho de 2012, ela foi apresentada na “Yerba Buena Center for the Arts”, em São Francisco, seguindo para o “Künstlerhaus Berlin”, na Alemanha, de março a julho de 2012.
Já a mostra “MAM: sua história, seu patrimônio”, será permanente e mostrará a história do Museu, desde a sua construção até as exposições mais importantes realizadas nos seus 65 anos de existência. A história do MAM Rio será contada através de uma maquete do museu, um vídeo e cerca de 100 documentos, dentre fotos, catálogos, folders, convites e outras publicações institucionais. A mostra estará em um lugar separado: o hall do Bloco Escola, que fica ao lado da Cinemateca, do Bar MAM e da loja Novo Desenho. O objetivo é melhor aproveitar os espaços e propor uma vivência do visitante por todo o conjunto arquitetônico do Museu.
