ASSINE
search button

Rio sedia encontro para discutir papel dos museus na cidade

Compartilhar

De 20 a 24 de agosto, acontecerá no Rio, no auditório do Memorial Getúlio Vargas, na Glória, o Encontro Internacional Museus de Cidade. O objetivo do evento é propor a discussão pública sobre o papel assumido pelos Museus de Cidade no mundo frente às complexas demandas e à ação de novos agentes na vida dos grandes centros urbanos. Representantes de instituições nacionais e internacionais estarão presentes durante a semana do evento, que é gratuito. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]

O projeto visa também à reflexão sobre as diretrizes que orientam os novos projetos de museus nas principais cidades do mundo e se propõe a traçar um panorama amplo sobre o tema e as questões paradigmáticas a ele associadas. Para isso será reunido um grupo de interlocutores qualificados, brasileiros e estrangeiros com ampla experiência na elaboração e gestão de projetos na área.

As conferências prosseguem durante toda a semana, abordando temas específicos, em duas sessões distintas: uma enfocando questões históricas e outra colocando em perspectiva desafios contemporâneos a ele relacionados. O evento se encerra trazendo profissionais com experiências variadas para discutir desafios relacionados ao tema “Gestão e Sustentabilidade”.

Os convidados internacionais confirmados são: Fatma Suay Aksoy (Istambul, Turquia); Jack Loman (Victória, Canadá), Jette Sandahl (Copenhagem, Dinamarca), Jorge Humberto Melguizo Posada (Medelin, Colômbia), Josephine Rainey Tisdal (Boston, Estados Unidos), Maria Mouliou (Atenas, Grécia) e Mario Moutinho (Lisboa, Portugal).

Entre os convidados nacionais teremos Alexandre Pimentel (RJ), Ana Carla Fonseca Reis (SP), Antonio Motta (PE), Jose Guilherme Cantor Magnani (SP), Maria Cristina Bruno (SP), Maria Ignez Mantovani Franco (RJ), Mario Chagas (RJ) e Thais Velloso Cougo Pimentel, entre outros.

Todas as palestras serão gravadas e transcritas. Alguns trechos serão disponibilizados no site do evento. A previsão de público é de 200 participantes por dia no encontro presencial e aproximadamente 1 mil por meio do site.