ASSINE
search button

Alberto Monteiro de Carvalho, o engenheiro e seu tempo 

Compartilhar

O engenheiro e arquiteto Alberto Monteiro de Carvalho viveu intensamente uma época fascinante marcada por inovações que influenciaram profundamente a sociedade do início do século 20.

A pesquisadora Claudia Pinheiro, lança hoje (30), na Academia Brasileira de Letras, o livro “Alberto Monteiro de Carvalho, o engenheiro e seu tempo” que conta a história do brasileiro.

O engenheiro foi importante protagonista do processo de transformação do Brasil, desde ainda jovem, quando, na cidade de Santos, esteve à frente das ações que atrelaram o saneamento ao urbanismo. A obra conta uma história repleta de fatos marcantes de uma época em que Alberto Monteiro de Carvalho realizava constantes pesquisas, trazendo informações do que havia de mais latente nas artes, na arquitetura, nas inovações tecnológicas, na Europa. 

Entre seus projetos, destacaria a importante a construção do Pavilhão de Honra da França, para a Exposição Internacional do Centenário da Independência, que é hoje a Academia Brasileira de Letras. 

O livro não será comercializado, apenas distribuído para distribuído para universidades e pesquisadores do país.