ASSINE
search button

Em cerimônia, secretário da Rio+20 afirma: 'Temos que ser bem-sucedidos'

Compartilhar

No encerramento do primeiro dia da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, no Riocentro, os participantes puderam conferir uma cerimônia com show da banda Sururu na Roda e da bateria da escola de samba Portela. Em discursos durante a apresentação, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, deram boas-vindas aos participantes da conferência. 

Em inglês, Patriota classificou a Rio +20 como um "evento da diversidade e da inclusão". O ministro se disse ansioso pelo início, na próxima quarta-feira (20), das discussões entre chefes de governo e de Estado. Para ele, é importante "olhar além" para se conquistar avanços na agenda da sustentabilidade no mundo.

"Desejo engajamento ativo entre os participantes para que seja feito um texto objetivo da proposta de futuro que queremos", afirmou o ministro.

O embaixador da ONU disse que este se trata de um momento histórico. E classificou a hospitalidade brasileira como "legendária". Efusivo, Sha Zukang se mostrou otimista quanto a um desfecho bem-sucedido da conferência.

"Todos concordam: obrigado ao Brasil no apoio na organização deste evento", celebrou. "Queremos que a resolução final esteja à altura daquilo que as partes querem e aceitam", disse, em entrevista ao Jornal do Brasil.

Ao se despedir da plateia, Sha Zukang deixou um recado às delegações internacionais:

"Acredito que seremos bem-sucedidos. Nós precisamos ser bem-sucedidos", disparou.