ASSINE
search button

Comunidades pacificadas se preparam para a Rio+20

Compartilhar

As seis comunidades pacificadas que vão participar das atividades paralelas à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, já se preparam para mostrar que o tema sustentabilidade faz parte do cotidiano. Uma comissão – formada por moradores, integrantes de ONGs e o poder público – definiu a programação que inclui fóruns de discussão, apresentações culturais, feiras e oficinas.

As atividades, abertas ao público em geral, integram a programação oficial da Rio+20, que acontece no mês de junho, do dia 13 a 22. À frente da organização da agenda estão as secretarias de Assistência Social e Casa Civil.

No dia 18 de junho, a Chácara do Céu recebe o roteiro Arrastão Cultural, que levará visitantes ao Parque do Penhasco Dois Irmãos. O local, uma reserva de Mata Atlântica, foi reflorestado pelos próprios moradores.

Outro destaque do roteiro da Rio+20 é um passeio ao Vidigal, onde será possível visitar a área de lazer, conhecida como Sitiê, um antigo lixão que foi reflorestado após mobilização popular. Além de árvores frutíferas e vista espetacular, os visitantes poderão conferir ainda mesas feitas com rodas de bicicleta, bancos de garrafa pet e uma escada construída com pneus descartados.

Segundo um de seus fundadores, Manoel Silvestre de Jesus, o reflorestamento foi feito com mudas doadas pelo Jardim Botânico. – A Rio+ 20 será excelente para que venham avaliar o nosso trabalho – disse Manoel.

O Sitiê se mantém com a ajuda do comércio local, que disponibiliza lixo orgânico para a produção de adubo. Uma palestra  sobre lixo urbano e reflorestamento será realizada no local no dia 18 de junho, às 15h.

As comunidades do Chapéu- Mangueira e Babilônia vão abrigar desfile com roupas e acessórios sustentáveis criados por moradores da comunidade e leilão de duas peças feitas em tecido de garrafa pet, entre os dias 14 e 15 de junho. A programação inclui ainda debates sobre o futuro do planeta e oficinas de reaproveitamento de alimentos.

Morador do morro da Babilônia, o jornalista e presidente da ONG Núcleo Ica (Informação, Conhecimento e Atitude), Álvaro Maciel Júnior, espera que o bate-papo “Favela” provoque a reflexão da juventude. – Contaremos com a participação de jovens de outras regiões pacificadas, da Baixada e de estrangeiros – disse Álvaro.

Para o estilista Cosme César dos Santos, de 43 anos, um dos representantes da comunidade no desfile sustentável, os moradores precisam ter mais consciência sobre preservação ambiental. – Trabalho com 30 jovens daqui que são meus modelos nos desfiles. O mundo precisa ser sustentável, está na hora de refletirmos – afirmou Cosme.